Nesta sexta atividade ao ler a biografia do inventor americano Thomas Alva Edison, publicado na revista Super interessante temos que desenvolver uma analise, apos manipular uma foto no photoshop aonde a foto preto e branca deve haver um detalhe colorido.
THOMAS ALVA EDISON
O gênio da lampada
IMAGEM ORIGINAL
Thomas Edison, um aluno de 8 anos, agitado e perguntador, com os cabelos eternamente despenteados, que se recusava a decorar lições e ainda por cima ouvia mal, mas porem este aluno ao longo de sua vida tornou-se um grande inventor ou como diziam gênio ou mágico.
Thomas dentre varias invenções e aperfeiçoamentos nos 84 anos de sua vida trabalhada, as principais foram, a lâmpada elétrica, o fonógrafo, o microfone e o projetor de cinema.
Provavelmente ele não teria ido muito longe se não tivesse tido a mãe que teve, ex- professora casada com um pequeno comerciante, Nancy passou a educa-lo em casa, cercando Edison de livros de Historia, ciência e romances, aonde o qual ele mais se interessava eram os científicos, Não contente em ler, sentia necessidade de repetir as experiências mostradas nos livros de química, assim montou um pequeno laboratório em sua própria casa. Arranjou um emprego no trem diário, aonde eram 6 horas de viagem, o tempo mais suficiente
para vender a bordo frutas, balas, bombons, chocolates, biscoitos..., com o dinheiro que ele ganhava para vender as guloseimas e jornais, comprou um Detroit uma impressora de terceira mão para publicar um mal escrito semanário de avisos e fofocas, THE WEEKLY HERALD, O arauto semanal, era inteiramente produzido por ele no trem.
Um belo dia com o balaço do trem, derrubou os frascos do laboratório que ele havia montado no bagageiro do trem com a cumplicidade de seu chefe, assim ocasionando um incêndio, após controlar o incêndio, o chefe da composição arremessou para fora junto com seu material de pesquisa, assim em 1962 devido ao incêndio no trem Thomas agravou sua deficiência, que o acompanhava desde os 6 anos, que era seus problemas de audição.
Com 21 anos morando num quarto de pensão, Thomas vira telegrafista, no seu pequeno quarto de pensão monta uma mista biblioteca e laboratório, Tom como já era chamado descobriu um rumo para a vida ser INVENTOR. Dizia ele: "Tenho muito que fazer mas o tempo é curto."
Já em Nova York aonde desembarcou sem nenhum centavo no bolso, passou semanas tomando café e comendo pastel de maça, mas por um golpe do acaso, estava no lugar certo quando quebrou a maquina que transmitia pelo telegrafo as cotações de ouro na Bolsa, após concertar a maquina Tom foi recompensado com um emprego na companhia, ele então inventou um teletipo para registrar automaticamente numa fita de papel as cotações das ações da bolsa, pagaram lhe 40 mil, que durou por apenas um mês, pois gastou todo na firma de engenharia elétrica que montara com dois sócios, morando em quarto alugado sem se importar com sono, comida e roupas, começava o dia as 06h00min da manha e acabava a 00h00min.
No natal de 1871 casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary que trabalhava perfurando fitas telegráficas, como a primeira esta não seria diferente, o casamento viria como segundo plano, com esta teve mais três filhos,após a morte de Mary de febre tifoide, um ano e meio depois casou-se com mina filha de um fabricante de equipamentos agrícolas de Boston, com quem teve mais 3 filhos.
Fiel ao seu estilo inventou mais diversos aparelhos diferentes ate dar-se por satisfeito com o transmissor a base de carbono em uso ainda hoje e foi ele quem pela primeira vez gritou ao bocal e ouviu um retorno, o próprio Edison inaugurou seu fonógrafo ou a maquina de falar, como ficou conhecida no começo.Ele tinha na cabeça a ideia de conseguir uma luz suave como a do gás sem suas desvantagens.O resultado a lâmpada elétrica, foi a invenção que lhe daria mais problemas e trabalho, assim de experiência em experiência, chegaram ao fio de algodão carbonizado, foi então literalmente uma ideia luminosa, acesa dia 21 de outubro de 1879, esta ficou acesa por 45 horas, quando tendo já aperfeiçoado o invento, convidou um repórter de New York, para contar a boa nova foi mais que uma consagração.
Uma das ultimas invenções dele que marcou profundamente a civilização moderna foi o projetor d cinema, que ele chamava de cinetoscópio.
Hoje em dia quando tudo isso é rotina, pode-se ter apenas uma vaga ideia do tamanha empreitada que permitiu Edison produzir e distribuir energia elétrica para grande parte de Nova York, em 1882. Thomas infelizmente se foi em 1931, aos 84 anos, certo de muitas verdades. Como:
“Gênio é 1 por cento inspiração e 99 por cento transpiração.”
“Pensar é um habito que só se aprende quando se é moço ou talvez nunca mais.”
No dia de seu enterro, todas as luzes dos Estados Unidos foram a pagadas durante 1 minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário