quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nona postagem - A História do Telefone

Atividade proposta no Core Draw, uma reportagem para postar na revista,MUNDOtecnológico, de como surgiu o telefone, quem o inventou... 


A HISTÓRIA DO TELEFONE

Confira nesta edição de maio na revista MUNDOtecnológico, na pagina 25,A historia do telefone, quem o inventou,o que fazia, o que se tornou...uma reportagem super interessante, vale apena conferir.



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Oitava Atividade - Landell Moura

Nesta oitava atividade temos que no CorelDRAW, diagramar/editar/simular (dar um print screen na real) de uma reportagem em um site/portal de notícias,respeitando a estrutura, o layout e a identidade desta.


LANDELL MOURA
um gênio Brasileiro.





sábado, 28 de abril de 2012

Setima atividade - Marechal Rondon

Para esta atividade, temos que destacar quem foi Marechal Rondon,  e apos manipular uma imagem relacionada no photoshop.

MARECHAL RONDON


        Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865, filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, perdeu os pais muito cedo e foi criado em Cuiabá pelo tio, de quem herdou e incorporou o sobrenome "Rondon".
        Tornou-se professor primário aos 16 anos mas optou pela carreira militar servindo como soldado no 2o Regimento de Artilharia a Cavalo, e ingressando dois anos depois na Escola Militar da Praia Vermelha.
Em 1886 entrou para a Escola Superior de Guerra onde assumiu um papel ativo no movimento pela proclamação da República, fez o curso do Estado Maior de 1ª Classe e foi promovido a alferes (atual "aspirante-aoficial"), graduou-se como bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais e participou dos movimentos abolicionista e republicano por volta de 1890.
        Em 1889, Rondon participou da construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá, assumindo a chefia do distrito telegráfico de Mato Grosso, e foi nomeado professor de Astronomia e Mecânica da Escola Militar, cargo do qual se afastou em 1892, entre 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e da Bolívia, começou a construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, em 1907, sua obra mais importante, a comissão do Marechal foi a primeira a alcançar a região amazônica, nesta mesma época estava sendo feita a ferrovia Madeira-Mamoré, que junto com a telegráfica de Rondon ajudaram a ocupar a região do atual estado de Rondônia.
Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e lingüísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas.
       Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instituições científicas do Brasil e do exterior, foi convidado pelo governo brasileiro para ser o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPI), criado em 1910,incansável defensor dos povos indígenas do Brasil, ficou famosa a sua frase: "Morrer, se preciso for; matar, nunca. Entre 1919 e 1925, foi diretor de Engenharia do Exército e, após sucessivas promoções, chegou a general-de-divisã, em 1930, solicitou sua passagem para a reserva do Exército.
         Nos anos 40 virou presidente do Conselho Nacional de Proteção aos Índios (CNPI), cargo em que permaneceu por vários anos,em 1955, o Congresso Nacional conferiu-lhe a patente de marechal, e no ano seguinte, o então estado de Guaporé, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao seu desbravador.
          Faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, com quase 93 anos.


Fonte:


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sexta Atividade - Thomas Alva Edison, o gênio da lampada

 Nesta sexta atividade ao ler a biografia do inventor americano Thomas Alva Edison, publicado na revista Super interessante temos que desenvolver uma analise, apos manipular uma foto no photoshop aonde a foto preto e branca deve haver um detalhe colorido.



THOMAS ALVA EDISON
O gênio da lampada

       Thomas Edison, um aluno de 8 anos, agitado e perguntador, com os cabelos eternamente despenteados, que se recusava a decorar lições e ainda por cima ouvia mal, mas porem este aluno ao longo de sua vida tornou-se um grande inventor ou como diziam gênio ou mágico.
Thomas dentre varias invenções e aperfeiçoamentos nos 84 anos de sua vida trabalhada, as principais foram, a lâmpada elétrica, o fonógrafo, o microfone e o projetor de cinema.
            Provavelmente ele não teria ido muito longe se não tivesse tido a mãe que teve, ex- professora casada com um pequeno comerciante, Nancy passou a educa-lo em casa, cercando Edison de livros de Historia, ciência e romances, aonde o qual ele mais se interessava eram os científicos, Não contente em ler, sentia necessidade de repetir as experiências mostradas nos livros de química, assim montou um pequeno laboratório em sua própria casa. Arranjou um emprego no trem diário, aonde eram 6 horas de viagem, o tempo mais suficiente
para vender a bordo frutas, balas, bombons, chocolates, biscoitos..., com o dinheiro que ele ganhava para vender as guloseimas e jornais, comprou um Detroit uma impressora de terceira mão para publicar um mal escrito semanário de avisos e fofocas, THE WEEKLY HERALD, O arauto semanal, era inteiramente produzido por ele no trem.
Um belo dia com o balaço do trem, derrubou os frascos do laboratório que ele havia montado no bagageiro do trem com a cumplicidade de seu chefe, assim ocasionando um incêndio, após controlar o incêndio, o chefe da composição arremessou para fora junto com seu material de pesquisa, assim em 1962 devido ao incêndio no trem Thomas agravou sua deficiência, que o acompanhava desde os 6 anos, que era seus problemas de audição.
Com 21 anos morando num quarto de pensão, Thomas vira telegrafista, no seu pequeno quarto de pensão monta uma mista biblioteca e laboratório, Tom como já era chamado descobriu um rumo para a vida ser INVENTOR. Dizia ele: "Tenho muito que fazer mas o tempo é curto."
Já em Nova York aonde desembarcou sem nenhum centavo no bolso, passou semanas tomando café e comendo pastel de maça, mas por um golpe do acaso, estava no lugar certo quando quebrou a maquina que transmitia pelo telegrafo as cotações de ouro na Bolsa, após concertar a maquina Tom foi recompensado com um emprego na companhia, ele então inventou um  teletipo para registrar automaticamente numa fita de papel as cotações das ações da bolsa, pagaram lhe 40 mil, que durou por apenas um mês, pois gastou todo na firma de engenharia elétrica que montara com dois sócios, morando em quarto alugado sem se importar com sono, comida e roupas, começava o dia as 06h00min da manha e acabava a 00h00min.
No natal de 1871 casou-se com uma jovem de 16 anos, Mary que trabalhava perfurando fitas telegráficas, como a primeira esta não seria diferente, o casamento viria como segundo  plano, com esta teve mais três filhos,após a morte de Mary de febre tifoide, um ano e meio depois casou-se com mina filha de um fabricante de equipamentos agrícolas de Boston, com quem teve mais 3 filhos.
Fiel ao seu estilo inventou mais diversos aparelhos diferentes ate dar-se por satisfeito com o transmissor a base de carbono em uso ainda hoje e foi ele quem pela primeira vez gritou ao bocal e ouviu um retorno, o próprio Edison inaugurou seu fonógrafo ou a maquina de falar, como ficou conhecida no começo.Ele tinha na cabeça a ideia de conseguir uma luz suave como a do gás sem suas desvantagens.O resultado a lâmpada elétrica, foi a invenção que lhe daria mais problemas e trabalho, assim de experiência em experiência, chegaram ao fio de algodão carbonizado, foi então literalmente uma ideia luminosa, acesa dia 21 de outubro de 1879, esta ficou acesa por 45 horas, quando tendo já aperfeiçoado o invento, convidou um repórter de New York, para contar a boa nova foi mais que uma consagração.
Uma das ultimas invenções dele que marcou profundamente a civilização moderna foi o projetor d cinema, que ele chamava de cinetoscópio.
Hoje em dia quando tudo isso é rotina, pode-se ter apenas uma vaga ideia do tamanha empreitada que permitiu Edison produzir e distribuir energia elétrica para grande parte de  Nova York, em 1882. Thomas infelizmente se foi em 1931, aos 84 anos, certo de muitas verdades. Como:

 “Gênio é 1 por cento inspiração e 99 por cento transpiração.”
“Pensar é um habito que só se aprende quando se é moço ou talvez nunca mais.”
No dia de seu enterro, todas as luzes dos Estados Unidos foram a pagadas durante 1 minuto.



IMAGEM ORIGINAL



IMAGEM MANIPULADA NO PHOTOSHOP






 Fontes:http://geniosmundiais.blogspot.com.br/2006/01/biografia-de-thomas-alva-edison.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/01/luminarias-inusitadas-decoracao-que-surpreende/

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Quinta Atividade - Infográfico

Na Quarta atividade devemos fazer um breve relato sobre papiro, pergaminho e papel no Core Draw.


 PAPIRO, PERGAMINHO E PAPEL.





Fonte:
COSTELLA,A.F, Comunicação- Do grito ao Satelite

quinta-feira, 22 de março de 2012

Quarta Atividade - Correio

No dia 22 de março de 2012, tivemos como tarefa escolher uma imagem que diz respeito aos correios e com o photoshop envelhecer a imagem.

CORREIOS

       Hoje em dia poucas pessoas utilizam o correio para se comunicar com alguem que esta distante, pois exploramos outros meios de comunicação como o telefone fixo, o telefone celular, internet, e diversos outros meios que a tecnologia abrange.
      Por varias décadas o correio foi utilizado para mandar cartinhas de amor, para se comunicar com algum amigo ou familiar que fizera viagem longa, a carta era o meio  mais usado para se comunicar. Soldados nas guerras também se comunicavam por cartas, já nos dias atuais podemos dizer que a carta foi esquecida não é mais tão utilizada para mandar lembranças para familiares e amigos, mas ela ainda é muito utilizada nas cobranças, propagandas...
    


IMAGEM USADA COMO EXEMPLO






IMAGEM ENVELHECIDA


Fonte:

segunda-feira, 19 de março de 2012

Terceira Atividade - O Jornal Impresso

Nesta terceira atividade, baseados no livro de Antônio Costela, vamos descrever o Jornal Impresso.



O JORNAL IMPRESSO


        Vocês já pararam para pensar de onde surgio o Jornal que chega todo o dia na nossa casa bem cedinho, mesmo antes de nos acordarmos? Pois bem neste texto de Antônio Costella irei relatar como surgio o Jornal.
         O jornal na historia dos meios de comunicação foi um dos principais personagens, pois iniciou quando um grupo de integrantes humanos primitivos começaram a se entender por gritos e gestos, no período de 150 anos durante o qual a tipografia esteve imprimindo somente livros,surgiu as chamadas "gazetas manuscritas" que eram jornais escritos a mão.
         Hoje em dia o jornal ainda continua a construir sua historia mas porém já foi substituído pela impressão off-set mas mesmo assim podemos afirmar as afirmações citadas, recorrendo ao "jornal do poste"  que na época era tão popular a ponto de desdobrar-se em varias edições, diferentes ao longo de cada dia, o mesmo ainda continua vivo, mas no comando de um novo proprietário. 
         O Jornal impresso tipograficamente é uma sub especie do jornal impresso que, por sua vez, é uma especie dentre aquelas que compõem, simplismente o gênero jornal. 
         A palavra jornal  segundo Costella por sua vez significa, toda e qualquer publicação dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria.
        Com isso podemos dizer que todas as partes do mundo podem saborear uma boa leitura num bom jornal, devorando seus conteúdos que estão sendo debatidos no mundo inteiro.




Fonte: 
COSTELLA, A.F, Comunicação- do Grito ao satélite.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Como a tecnologia anda rapido.

Neste video podemos notar numa linha do tempo como a tecnologia anda rapido que em pouco tempo toda a familia utiliza uma tecnologia.

Vocês sabem como nossos avós se comunicavam?NÃO?E assistiam TV?NÃO? entaum nao perca.

Para descontrair vamos ver como nossos avós, pais, tios...se comunicavam, viam TV, batiam fotografias e milhares de coisas mais, também vamos ver como nos somos tratados agora no século 21.


Segunda Atividade - Odisseia no espaço


Na segunda atividade, assistimos um trecho do filme "Uma Odisseia no Espaço ", e ali deixamos uma analise sobre o filme.


Uma Odisseia no Espaço

         Neste trecho do filme, pode se perceber que há dois grupos de macacos que comunicam-se com rugidos e apresentam os mesmos dotes,  ambos no mesmo espaço territorial, mas com um forte ar de disputa, pois não gostam muito da ideia de conviverem juntos e assim rugem uns aos outros para marcar seus território.
         Mas um dos macacos pertencentes a um dos grupos descobriu algo inovador, algo que deixaria o território somente para o grupo dele e não precisando dividi-lo, um OSSO , que ate então era algo sem utilidade alguma coisa no meio aonde viviam, mas ao mexer nele percebeu que ele quebrava os outros ossos que estavam ao seu redor, assim ele teve a ideia de que com esta arma ele poderia afastar os macacos do outro grupo. E conseguiu.
          Ligando esta historia aos dias de hoje podemos começar sitando a comunicação que ali era somente em gritos rugidos, também dizer que o osso, foi mais uma NOVA invenção algo tecnológico, que com este osso eles poderiam capturar suas presas, e livrar-se dos inimigos que o queiram fazer mal.
         Neste trecho também podemos notar a lentidão que era o processo de inovação de antigamente, depois de tempo ele descobriu esta armar, já nos dias de hoje não tem demora pois ao pensar a gente publica alguem já comenta e surge uma nova tecnologia.

          Como pode? A tecnologia se expande e se inova a cada dia, e nos muitas vezes não percebemos estas mudanças que estão presentes no nosso dia a dia.


Para vocês que se interessaram no trecho podem acessar este link:
http://www.youtube.com/watch?v=wC8DcI1vw_U